Nesta última terça-feira, dia 26, os moradores das regiões de Maromba, Maringá e Vila Flórida receberam a equipe da Secretaria de Planejamento da Prefeitura de Itatiaia para discutir os avanços que devem ser adotados na revisão do Plano Diretor.

Na ocasião, diversos representantes da sociedade civil e empresários foram organizados em grupos para que juntos fizessem uma análise dos pontos positivos e negativos que competem à localidade onde vivem.

Destas ‘Oficinas Comunitárias’ serão extraídos os dados que irão nortear o panorama das principais demandas apontadas e posteriormente a base de entendimento das melhorias e ajustes a serem aplicados.

De acordo com a representante da empresa Alto Uruguai, coordenadora geral do projeto, Mariane Delamare Afonso o levantamento de ideias e sugestões são a base das melhorias que a população pode alcançar para a cidade onde vivem.

– Precisamos de um envolvimento participativo da população para sabermos as especificidades locais. E depois que eles puderem colocar isso no papel, por meio das oficinas, seguiremos pelo principal caminho que é o de mesclar os desejos com o diagnóstico técnico – avalia.

Na última segunda-feira, o encontro aconteceu com os moradores do bairro Campo Alegre e hoje a equipe se reúne com a população em Marechal Jardim e Penedo.

A secretaria também disponibiliza um questionário para conhecer as particularidades de cada região e, principalmente, as necessidades dos moradores do município de Itatiaia pelo link: https://goo.gl/forms/lv3vJIQsgHxecFbv2

Essa participação permitirá complementar a leitura comunitária e enriquecer o processo de revisão do Plano Diretor. Em caso de dúvidas, também são disponibilizados os canais de comunicação: planodiretoritatiaia@altouruguai.eng.br ou (49) 3442-6333. Mais informações também pelo telefone da Secretaria de Planejamento: (24) 3352-2316.


Veja o calendário completo das ‘Oficinas de Análises Comunitárias:

Dia 27
– Marechal Jardim, às 14h, Parte Alta na Igrejinha.
– Penedo, às 18h, no Galpão Mix, que fica na Avenida Penedo, nº 1.450.

Dia 28
– Nova Conquista (Polo Nova Conquista – Itatiaia), às 14h, no salão Comunitário, na Parte Alta, Conjunto Habitacional (Casinhas).
– Centro de Itatiaia (Polo Centro), às 18h, no plenário da Câmara Municipal de Itatiaia.

Por Bruno Barreto.

Compartilhe a notícia

Comments

  1. Ê urgente e imprescindível que se limite o transito de veículos entre a Maromba e a Cachoeira do Escorrega nos finais de semana e principalmente em feriados prolongados. A situação está cada vez mais caótica

  2. É imprescindível a limitação do trânsito entre a Maromba e a Cachoeira do Escorrega nos finais de semana e feriados, quando se torna caótico. Vários estudos e pesquisas já constataram essa necessidade mas nada foi feito

  3. Não sei como está a divulgação de tão importantes assunto ! Aqui em Maringá , Maromba só soube desta “Revisão ” com um dia de antecedência , e em lugar para umas quinze pessoas …E olha que eu fui Representante do Vale do Pavão na elaboração do PDI 16 ! Temo pela especulação imobiliária e crescimento desordenado …Minha ideia para a mobilidade aqui passa por privilegiar o transporte coletivo e Bio Gás aproveitando o tratamento do Esgoto ! Mobilidade e Acessibilidade ,motivos alegados para rever o PDI constam sim do PDI 16 que foi muito bem elaborado por sinal ! Se a revisão é de dez em dez anos , por que rever tao rápido ….e em ritmo acelerado ?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *