A Secretaria de Planejamento reuniu nesta segunda-feira, dia 25, todas as demais secretarias do município para dar início ao trabalho integrado de ações voltadas ao Plano Diretor de Itatiaia.

No encontro, realizado no gabinete da Prefeitura foram tratados os temas a serem divulgados ao longo do cronograma do projeto e a logística para a realização tanto dos eventos, quanto da participação popular.

O secretário de Planejamento, Carlos César Aires destacou a importância da participação de todos no processo de construção do projeto.

– A reunião foi necessária para que pudéssemos passar toda a metodologia que será adotada no Plano Diretor, instrumento que propicia a participação popular. A idéia é de que sejam coletadas informações das mais diversas e que o resultado seja o mais amplo possível, garantindo o protagonismo social – diz o secretário.

A representante da empresa Alto Uruguai, coordenadora geral do projeto, Mariane Delamare Afonso acredita que as etapas são importantes na consolidação das bases que formarão o Novo Plano.

– Neste momento do cronograma todo o diagnostico deve ser pautado pela realidade de cada região. As secretarias se comprometeram a ajudar na coleta de dados e essa etapa será enviada posteriormente para a elaboração das leis complementares e de mobilidade urbana – explica.

No debate coletivo desta última segunda-feira, dia 25, as oficinas comunitárias deram um panorama das principais demandas apontadas pelos moradores da região do Campo Alegre.

A secretaria também disponibiliza um questionário para conhecer as particularidades de cada região e, principalmente, as necessidades dos moradores do município de Itatiaia pelo link: Clique aqui

Essa participação permitirá complementar a leitura comunitária e enriquecer o processo de revisão do Plano Diretor. Em caso de dúvidas, também são disponibilizados os canais de comunicação: planodiretoritatiaia@altouruguai.eng.br ou (49) 3442-6333. Mais informações também pelo telefone da Secretaria de Planejamento: (24) 3352-2316.


Veja o calendário completo das ‘Oficinas de Análises Comunitárias:

Dia 26
– Maromba e Maringá, às 14h, na sede administrativa que fica à Travessa do Visconde s/n°, em Vila de Maringá.
– Vila Flórida, às 18h, na Escola Léa Duarte Jardim.

Dia 27
– Marechal Jardim, às 14h, Parte Alta na Igrejinha.
– Penedo, às 18h, no Galpão Mix, que fica na Avenida Penedo, nº 1.450.

Dia 28
– Nova Conquista (Polo Nova Conquista – Itatiaia), às 14h, no salão Comunitário, na Parte Alta, Conjunto Habitacional (Casinhas).
– Centro de Itatiaia (Polo Centro), às 18h, no plenário da Câmara Municipal de Itatiaia.

Por Bruno Barreto.

Compartilhe a notícia

Comments

  1. Não entendo por que revisar um Plano Diretor em tão pouco tempo ! Participei como Representante do Vale do Pavão e os debates e votações eram automaticos , democráticos seguindo o bom senso e a lógica do desenvolvimento totalmente sustentável . Economicamente e ambientalmente falando ! Lembro que aqui em Mauá apresentaram 225 emendas que logicamente não foram aprovadas pois seria um novo plano . Temo pela especulação imobiliária e desenvolvimento a qualquer custo em nosso município , o que já se tornou rotina em nosso país ! Ou alguma alteração para beneficiar grupos específicos .Peço a população atenção redobrada ao Fórum e a votação na Câmara ,aonde será concluído o processo de ” revisão ” . Atento ao fato de terem alegado falta de Mobilidade e Acessibilidade no PDI 16 para justificar a necessidade de revisão , o que não corresponde a verdade

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *